PROTEGENDO A SAÚDE MENTAL

Olá, pessoal.

Irei aos poucos retomar as atividades por aqui, pois algumas pessoas me perguntaram porque havia parado de escrever para o blog.

E nada melhor do que falar de saúde mental em tempos de retomada e quarentena!

Há algum tempo tivemos uma live incrível no Instagram (se ainda não me segue, tá aí uma ótima oportunidade @psicologaticianacarnauba) sobre como proteger nossa saúde mental em tempos de quarentena e resolvi compartilhar aqui um resumo dela!

Vamos lá.

1) CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÃO: busque fontes confiáveis e escolha dois momentos no dia para se informar. Claro que temos que nos manter informados sobre o que está ocorrendo, mas overdose de informações pode ser prejudicial à nossa saúde mental. Escolha no máximo duas fontes confiáveis (grupos de WhatsApp não contam) e escolha qual melhor horário para ter acesso a essas informações. Depois disso, desligue e vá utilizar seu tempo de outra maneira.

2) FAÇA COISAS NOVAS E AQUELAS QUE VOCÊ GOSTA: não são férias, mas não precisamos estar 100% com nosso tempo preenchido de tarefas para sermos produtivos. Momentos de lazer e ócio são bem vindos. Aproveita que agora temos tempo e veja aquela série que não conseguia, ou desenterre o vídeo game do armário, busque receitas que sempre teve vontade de aprender. Utilize seu tempo para nutrir seu cérebro de novidades estimulantes.

3) SEJA RESILIENTE E REALISTA: não julgue e tente aceitar ao outro e a si mesmo. Essa pandemia não irá durar para sempre. Uma das grandes dificuldade do ser humano, independente da época que está vivendo é não julgar, os outros e a si mesmo. Seja gentil com você, e entenda que estamos vivendo uma época sem precedentes, e que a resiliência se torna uma ferramenta da inteligência emocional muito importante.

4) SE CONECTE COM PESSOAS: intensifique ligações, mensagens, vídeos chamadas. Vamos utilizar a tecnologia a nosso favor. E também aproveitar para nos conectar com quem está em casa com a a gente. Afastamento social não quer dizer “se isolar”, e isso infelizmente ocorre muito. Não se isole, busque estar presente virtualmente com que você conhece e até mesmo em interações com novas pessoas em lives e fóruns online. Para as pessoas “de casa” aproveite o tempo para refeições juntas, jogos de tabuleiro e conversas olho no olho.

5) CUIDE DO SEU CORPO: movimente-se, coma bem, tenha uma rotina de sono. Cuidas da saúde do nosso corpo é importante para termos uma boa saúde mental. Ao acordar alongue-se, faça pequenas pausas no home office para movimentar-se pela casa, veja aulas de yoga, ou ritmos na internet e tenha um horário pre-definido para isso, além de tentar manter uma boa alimentação, dando mais atenção a alimentos ricos em proteína, para aquela energia. E claro, dormir bem é importante. Tente estabelecer uma rotina do sono, com horários de despertar e dormir.

6) TENHA UMA ROTINA E COLOQUE AS COISAS EM ORDEM: tenha horário para acordar, programe o seu dia (sem esquecer do prazer e do ócio), e aproveite pra fazer aquela arrumação no armário, na gaveta, aquela faxina também tá valendo. Use agendas, planners, aplicativos de organização, e tenha os seus dias visualizados. Separe um dia da semana para se organizar e vá fazendo os ajustes necessários. Nosso cérebro agradece um pouco de ordem dentro do caos.

7) FOQUE NO QUE É POSSÍVEL FAZER: podemos nos afastar socialmente, lavar as mãos, usar álcool em gel, evitar tocar olhos e boca e nariz, ajudar idosos para que eles não precisem sair. Além disso, nada mais está no nosso controle. Abra mão disso, e seja mais gentil com você mesmo!

8) SE PRECISAR, BUSQUE AJUDA: vários profissionais da saúde estão atendendo de forma voluntária (tem no meu feed lá no IG uma lista de Psicólogos), tem o CVV (disque 188), continue a sua terapia – caso já faça, mesmo que online. Não se isole. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza e sim de coragem!

Esse foi o resumo e espero que ajude a vocês! Aproveita e manda essa publicação para todo mundo que você sabe que precisa ler isso todo dia.

Vamos juntos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s