OPC – orientação profissional e de carreira

Olá, pessoal.

Vamos falar um pouco mais sobre Orientação Profissional e de Carreira?

profissionais

Já falei sobre esse assunto aqui no blog, mas nunca é demais esclarecer dúvidas, e por isso, vou falar de coisas mais práticas, e menos teóricas. Se quiser ler o que já escrevi, clica aqui.

O Orientação Profissional pode ser buscada por pessoas que se encontram no momento da primeira escolha, ou aquelas que já passaram dessa fase, mas não se encaixaram na profissão escolhida. Já a orientação de carreira, é voltada para aquelas pessoas que já passaram pela decisão, já estão no mercado de trabalho, continuam querendo atuar no que escolheram, mas não estão sabendo que rumo dar em suas vidas profissionais.

Lembrando que aqui explico muito da forma de como eu atuo, o processo que faço de orientação, seja profissional, de carreira, ou ambas, vai além de aplicação de testes psicológicos, sendo estes, ferramentas do processo, mas não o processo inteiro.

Geralmente o processo envolve 8 a 10 encontros, semanais, ou quinzenais, com duração de um ou duas horas, onde além dos testes, faço entrevista, elaboramos tarefas lúdicas, onde a pessoa se implica em seu próprio processo de orientação. É algo construído da melhor maneira, e de certa forma personalizado a partir da demanda do cliente. A orientação pode ser feita de forma individual ou em grupo.

top-grupo-de-estudos

Outra dúvida frequente de quem busca a OPC é saber se ao final terá a resposta certa do que escolher. E a resposta é NÃO necessariamente. O processo de orientação é como o nome já diz, uma “orientação”, e não uma decisão feita por outra pessoa sobre a escolha que deve ser feita na vida profissional de alguém. Orientador profissional não decide nada, ele acompanha o processo de autoconhecimento do orientado para que ao final, a escolha possa ser feita de maneira mais segura e assertiva.

 

Ficou com alguma dúvida em relação a esse tema? Entre em contato pelo e-mail ticiana27.11@gmail.com

 

Um abraço e até o próximo post.

 

Ticiana Araújo Carnaúba
(psicóloga clínica e orientadora profissional)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s