Olá pessoal!
Dando continuidade às postagens sobre os meus serviços na clínica, hoje vou falar sobre a avaliação psicológica, com ênfase em porte de arma e concursos públicos.
Muitos ainda não sabem, mas é o psicólogo quem emite tais laudos.
Alguns concursos públicos, quando o candidato é aprovado, solicitam um laudo de avaliação psicológica, e esse documento deve ser elaborado por um profissional da psicologia capacitado, pois existem certos aspectos que devem constar nesses documentos, que somente o profissional de psicologia é apto para realizar. O mesmo ocorre com pessoas que desejam tirar ou renovar o porte de arma.
Mas por que o profissional de Psicologia é capacitado para tal tarefa? Porque uma avaliação desse porte é feita a partir de testes psicológicos, os quais, somente os profissionais da Psicologia estão habilitados para realizar. São feitos testes de atenção, inteligência, raciocínio lógico, personalidade para que sejam validadas informações acerca do candidato, de forma correta.
Um cuidado que as pessoas devem ter é com os “falsos” profissionais que dizem estarem aptos para tal função. Sempre que buscar um profissional de psicologia, ele deve estar inscrito em seu Conselho regional e caso solicitado, fornecer o seu número de inscrição. Outro cuidado que deve ser levado em conta são com pessoas que publicam na internet “dicas” de como passar em tais testes. Essas dicas são na verdade falsas ilusões. Não se deixe enganar!
As sessões de avaliação geralmente duram duas horas, onde são feitos testes psicológicos e entrevista por parte do psicólogo. Os candidatos devem dormir bem, se alimentar e estarem dispostos para o processo.
Ficou com alguma dúvida em relação a esse assunto? Entre em contato pelo e-mail ticiana27.11@gmail.com
Um abraço e até o próximo post.
Ticiana Araújo Carnaúba
(psicóloga clínica e orientadora profissional)