Terapia de casal

Olá, pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre a terapia de casal. Um assunto ainda delicado dentro da psicologia.

terapia-de-casal-como-ter-um-relacionamento-perfeito

Quando procurar? Quem pode fazer? Quais os resultados esperados? Todos esses são questionamentos que muitos clientes se fazem. E vou tentar responder da maneira mais clara possível.

A terapia de casal é uma “ferramenta” tanto de ajuda e recuperação, quanto de manutenção. Ela é feita com o casal – independente do seu gênero – e ambos devem estar minimamente de acordo com o processo.

Quando procurar a terapia de casal? Essa é uma pergunta muito frequente, e também muito relativa. Em sua maioria, os casais que buscam terapia juntos, assim o fazem quando o seu relacionamento já não está bom, ou quando algo não está funcionando como antigamente. Nesse sentido, a terapia irá funcionar como algo para remediar ou consertar algo que se rompeu. Após traições, ou quando a comunicação não está funcionando, quando a rotina sexual do casal não está boa, ou até mesmo quando o casal vivencia a saída dos filhos de casa – o que a Psicologia chama de “ninho vazio” – são as causas mais comuns de busca de ajuda, nessas situações. Porém a terapia de casal também pode ser buscada antes do relacionamento dar sinais de desgastes. Alguns casais entendem a importância de autoconhecimento, e buscam a terapia juntos para manter o bom funcionamento da relação.

slide_20

Quem pode fazer terapia de casal? Namorados, noivos, casados, aqueles que se encontram em união estável, casais homoafetivos, enfim, quaisquer formação é válida quando a vontade é mútua.

Quais os resultados esperados? Muitos ainda tem a ideia de que a terapia de casal irá “salvar o relacionamento”, mas não é necessariamente essa o único desfecho. Existem casais onde a terapia realmente ajuda a relação a melhorar, como existem casais que após um período em terapia, optam por terminar a sua relação. A terapia tem como objetivo a melhora de qualidade de vida, independente de juntos ou não. Cada caso é um caso, e por isso, cada desfecho pode ser diferente.

Como é feita a terapia de casal? Geralmente são sessões semanais, onde ambos estão presentes. Ocasionalmente, podem ocorrer sessões separadas para trabalho de demandas específicas, mas sempre com o consentimento de ambas partes, e sendo mantido o sigilo por parte do terapeuta.

 

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato pelo e-mail ticiana27.11@gmail.com

 

Um abraço e até o próximo post.

 

Ticiana Araújo Carnaúba
(psicóloga clínica e orientadora profissional)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s